YouTube restringe anúncios ao público infantil

dezembro 9, 2019
Posted in Apps, Blog
dezembro 9, 2019 administrador

Em setembro de 2019, o YouTube sofreu uma penalização nos EUA por coletar dados de menores de idade, como seus históricos de visualização, sem o consentimento dos pais. Por conta do ocorrido, a plataforma de vídeos da Google mudou sua política de monetização para canais infantis dentro dela.

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, sigla em inglês) multou o YouTube em US$170 milhões e exigiu que as devidas mudanças fossem feitas para entrar em vigor até o final de dezembro.

O modelo atual

Hoje em dia, o YouTube possui dois modelos de anúncios:

  • Contexto – o YouTube insere no vídeo (seja no começo ou no meio ou simplesmente um banner na base da tela, de acordo com a configuração que o canal definiu) anúncios que tenham o mesmo tema ou próximo do conteúdo em questão
  • Personalizado – o YouTube identifica os assuntos que você pesquisou ou assistiu na plataforma e insere anúncios de acordo com o seu histórico de interesses entre outros dados como geolocalização e sua idade entre outros. Assim, é possível que o anunciante configure seu anúncio para que ele apareça, por exemplo, apenas para pessoas de 25 a 45 anos que more em São Paulo e andou assistindo a vídeos sobre um determinado novo modelo de smartphone.

Pois foi justamente através do modelo personalizado que o YouTube coletou informações dos seus usuários mais jovens (entre 13 e 18 anos) de canais infantis a fim de apresentar anúncios para este público específico. O anúncio direto para o público infantil é uma prática proibida nos EUA.

 

Sem anúncio personalizado em conteúdo infantil

Após sofrer a punição, o YouTube divulgou em uma extensa nota as mudanças que fizeram em sua política de dados em conteúdo infantil em todo o mundo (afetando, então, os produtores brasileiros de conteúdo destinado às crianças). Entre os pontos citados, a plataforma informou que:

  • Limitará a coleta e o uso dos dados coletados de usuários menores de idade
  • Não exibirá mais anúncios personalizados em vídeos e/ou canais voltados para o público infantil
  • Os anúncios de contexto continuarão sendo exibidos, mas os espectadores terão opções de interação limitadas – os comentários, por exemplo, podem ser desativados
  • Os produtores de conteúdo precisarão informar se o vídeo que está sendo exibido é destinado ao público infantil

Vale lembrar que essa política é implementada dentro do YouTube Kids, o aplicativo do YouTube que apresenta vídeos para toda a família proporcionando um ambiente controlado para elas, desde sua criação. O YouTube apenas expandirá a prática para os canais infantis que existem dentro da plataforma principal.

 

Redução monetária

Com a aplicação das mudanças, os canais infantis dentro do YouTube não serão desmonetizados, uma vez que os anúncios de contexto continuarão aparecendo nos vídeos destinados a usuários entre 13 e 18 anos, mas espera-se uma redução de

ganhos com a não-exibição dos anúncios personalizados, que rendem mais exatamente por atingirem um público mais seleto.

A VirtualNet é capaz de gerenciar o seu canal de YouTube, traçando as melhores práticas e planos de marketing para monetizar seus vídeos. Entre em contato e marque uma reunião conosco para, juntos, elaborarmos o mais eficiente plano de presença digital para sua empresa, marca, serviço ou produto.

Contact

Solicite um orçamento

Tire suas dúvidas sobre o que podemos realizar por você e sua empresa / marca ou simplesmente venha nos visitar.
Seja qual for o motivo, entre em contato conosco


Conte-nos sobre seu projeto

Estamos prontos para tirá-lo do papel e transformá-lo em realidade

Conte-nos sobre sua ideia

Nosso time entenderá o que você realmente precisa e orientará sua empresa rumo ao sucesso

Conte-nos sobre sua empresa

​Alinhe a comunicação de sua empresa e veja como sua receita aumentará com isso

EUA

175 SW 7 Street
Suite #2201
Miami, FL 33130 – USA

+1 310 876 8587

México

Alfonso Caso, 252
Irapuato – Guanajuato
México

+52 462 145 1600

Brasil

Av. Prof Alfonso bovero 343,

São Paulo, Cep 01254-000

+55 11 3512-6600

LIGUE: 11 3512-6600

Contact